Plantando Sementinhas

O trabalho de contador de histórias é realmente gratificante, porém, algumas coisas que acontecem durante a “contação” nos fazem ter certeza de que estamos trilhando o caminho certo.
Muito mais que distrair os pacientes num momento delicado de suas vidas, é “plantar as sementinhas” do gosto pela literatura. Muitas crianças descobrem nesses momentos lúdicos o mundo maravilhoso dos livros e passam a olhar-los de forma diferente.
Nesse último sábado, dia 17/04, ouvimos (a Daniele e eu) de uma mãe que tem um bebê internado há algum tempo, algo mais ou menos assim: “meu filho ainda não entende as histórias, é muito pequeno, mas eu fico prestando atenção quando vocês contam, para depois poder contar para ele”.
Lembro também de um momento especial que vivenciei quando ainda estava em treinamento: contamos algumas histórias para as crianças e suas mães no corredor do HC e conseguimos mantê-los atentos o tempo todo. Quando estávamos nos despedindo para atender outros pacientes, vimos as crianças correrem para pegar seus livrinhos e pedirem para suas mães continuarem com a contação.... foi um momento mágico.
Numa outra oportunidade, contamos algumas crônicas numa enfermaria de homens, saímos de lá e fomos fazer o mesmo em outra enfermaria. Quando saímos, deparamos com um paciente da primeira enfermaria no corredor, pois queria ouvir mais histórias.
E por aí vai... tem muita história para ser contada...

          Depoimento da Voluntária Delma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário