HISTÓRIA VIVA

Contar histórias é abrir as janelas da mente, transportar o pensamento a universos de encanto e fantasia. Encantar, sensibilizar, alimentar o espírito e resgatar significados para a nossa existência. Faça sua parte e ajude o História Viva a continuar levando entretenimento e alegria para quem a vida não é nenhum Conto de Fadas

NOSSA HISTÓRIA
Roseli Bassi  tinha o sonho de levar histórias de alegria, amor, brincadeiras e leitura para crianças e idosos internados em hospitais, asilos e casas de apoio. Na verdade, ela queria promover uma ponte entre estas duas gerações através do imaginário, contando e ouvindo suas histórias vivas.

Inspirada no exemplo do Dr. Hunter Patch Adams, médico americano cuja especialidade é levar alegria a pacientes internados em hospitais para reduzir o sofrimento, e no trabalho desenvolvido pela Associação Viva e Deixe Viver, da qual se tornou representante no Paraná e com a ajuda de muita gente, em janeiro de 2005 começou um trabalho que viria a culminar na fundação do Instituto História Viva em 07 de novembro de 2005, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que desde então vem encantando a vida de muita gente. A primeira turma de voluntários foi formada em setembro de 2005, e contava com 29 pessoas de Curitiba.

NOSSA MISSÃO

Trocar histórias, amor e alegria e estimular a Educação, a Cultura e a Saúde.

NOSSA VISÃO


Ser um agente competente em ouvir e contar histórias vivas de forma sustentável

NOSSOS VALORES

Amor
Solidariedade
Ética
Integridade
Humildade
Transparência
Respeito

NOSSOS PROJETOS

Projeto História Viva - Ouvir e Contar

Este projeto é desenvolvido em hospitais, asilos e comunidades de Curitiba e região metropolitana, estimulando ações que transformem os momentos de internação hospitalar ou asilar.

Os idosos são visitados semanalmente por grupos de voluntários, que contam histórias e os estimulam a contar fatos de suas próprias vidas. Estes fatos são então transformados em Contos Infantis por uma equipe de redatores, para em seguida serem contados às crianças e jovens hospitalizados e abrigados. Desta ponte surgem momentos de intensa emoção, pois, por se tratarem de histórias vivas, com uma personagem real atrás delas, despertam uma grande curiosidade e motivam inclusive troca de desenhos e poemas entre as duas gerações.

Transforma memórias guardadas em historias vivas!

Alem de fortalecer a valorização da sabedoria dos idosos e os vínculos familiares, estimula o habito da leitura, impactando nos múltiplos benefícios que esta atividade proporciona para o futuro educacional das crianças.

Projeto Contadores e Leitores de Histórias

Tem como objetivo a prática constante de atividades de entretenimento e cultura junto a pacientes internados em hospitais, casas de apoio, escolas e asilos parceiros. Visa estimular as aptidões e capacidades, integrando ao cotidiano destas pessoas melhores condições de vida, através da arte de contar histórias, assim contribuindo para a humanização do ambiente em que se encontram.

O constante desenvolvimento de atividades literárias, plásticas, cênicas e lúdicas se faz necessário como alternativa ao triste ambiente hospitalar e asilar. O riso possui um efeito positivo na vida das pessoas, especialmente as que se encontram internadas em hospitais, pois o riso produz a liberação pelo córtex de catecolaminas – neurotransmissores que aumentam a produção de endorfina, colocam o corpo em alerta e diminuem a dor e a ansiedade.

Este projeto encontra-se inscrito na Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – sob o Pronac 08.8594 – publicado no diário Oficial

Projeto Viva e Deixe Viver

O Instituto História Viva é representante regional da Associação Viva e Deixe Viver, e forma voluntários que visitam exclusivamente crianças hospitalizadas com a finalidade de levar cultura, entretenimento e informação educacional.

CANAIS

Site
www.historiaviva.org.br

Twitter 
twitter.com/historiaviva 
 
YouTube 
www.youtube.com/canalhistoriaviva